Marketing Digital são atividades online que promovem produtos ou marcas por meio de mídias digitais.
As principais estratégias do marketing digital são o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Com a internet cada dia mais presente na vida de todos, o marketing digital trabalha com as principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.
Apesar de diversas modalidades de marketing só serem adotadas por grandes empresas, o marketing digital é disponível para empresas de todos os portes, pois não precisa de muito orçamento para gerar ótimos resultados. E não é à toa que os orçamentos estão indo cada vez mais para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, e permite um maior retorno sobre investimento.
Além disso, o marketing digital é mais fácil de mensurar, tem métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B (empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas) ou B2C (empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor).
Quais as vantagens do Marketing Digital?
Um dos principais motivos é que temos cada vez mais pessoas conectadas à Internet, deixando a TV e o radio em segundo plano. Mas além disso, o marketing digital tem várias vantagens, como:
1. Comunicação
O marketing tradicional (Outdoor, TV, Rádio, entre outros) não permite que os consumidores se comuniquem facilmente com as empresas sobre o que acabaram de ver. Já o marketing digital possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real. Atendimentos e soluções de problemas se tornam muito mais fáceis, fazendo com que a marca crie uma boa reputação e uma relação mais afetiva com seus consumidores.
2. Alcance Global
Com campanhas online, qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos. Ao contrário de campanhas tradicionais
3. Interatividade
Uma das grandes vantagens do marketing na internet é que ele fica mais interativo, deixa de ser uma via de mão única.
Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações ricas com seu público.
4. Dados
Além de você chamar mais a atenção do consumidor, toda vez que ele interage com uma ação de marketing, você consegue informações sobre ele, o que podem ajudar a empresa a entender melhor sua buyer persona (quem compra de você) e criar ações cada vez mais eficientes.
Além dos dados sobre a idade e localização do seu público, há também sobre o comportamento dos usuários em sites, blogs, redes sociais e motores de busca são essenciais para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes e embasadas em dados.
O real benefício de utilizar dados no marketing digital é economia de tempo e dinheiro.
Assim, evita-se que uma campanha seja criada com base em suposições, e assegura-se de que a mensagem comunicada estará de acordo com o público, e que os canais utilizados são acessados pelo público.
Dessa maneira, empresas reduzem o desperdício de dinheiro com campanhas que não funcionam.
5. Segmentação
Com a quantidade de dados que você consegue usando o marketing digital, é possível fazerinvestimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo.
Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente e que o dinheiro gasto em marketing não seja desperdiçado.
6. Tempo real
Como o marketing digital tem como base a Internet, tudo pode ser acompanhado em tempo real.
Os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com a performance de uma campanha, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.
Enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir sua performance, o texto de uma campanha no AdWordspode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia e gerar dados que ajudem a entender se os objetivos estão sendo alcançados ou não, e o que é preciso mudar para gerar os resultados esperados.