Não é novidade para ninguém que, hoje, grande parte das decisões empresariais é tomada com base em dados concretos, como estatísticas do mercado, análises da concorrência, interesse dos seus prospects (futuros clientes) em seu negócio e produtos, entre outros.
Isso é possível porque o TI já fornece os recursos necessários para a mineração de dados do Big Data e ferramentas capazes de gerenciar o comportamento dos clientes em relação ao marketing, marketing este feito através de e-mail´s e acesso ao seu site, com ferramentas capezes de gerenciar este interesse dos prospects.
Seguindo pelo mesmo caminho, a tecnologia também pode fazer o mesmo pelo marketing. Sistemas de análise de dados — somados a softwares de CRM, entre outras soluções — podem compor a infraestrutura necessária para que as equipes de marketing conheçam a fundo os seus consumidores, com daods reais das intereções que este consumidor vem fazendo junto ao seu negócio.
A partir dessas informações, tudo fica mais simples. Por exemplo, é possível ampliar o ponto de interação com o público da empresa, segmentando campnhas ficando assim mais bem direcionadas, desenvolvendo estratégias mais alinhadas com as demandas, perfil, dores e necessidades do consumidor.
Além disso, o marketing digital — ferramenta de grande valia atualmente — tem o cenário ideal para trazer mais resultados.